Sobre

VOCÊ SABE QUAL O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA?


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

VOCÊ SABE QUAL O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO NA PREVENÇÃO D...

Importância dos alimentos in natura e minimamente processados:

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, uma alimentação adequada e saudável tem como base os alimentos in natura e os minimamente processados, sendo aqueles que preservam características fundamentais do alimento natural, como o arroz e o feijão que comemos em casa. Eles são nossas principais fontes de energia e nutrientes que garantem o bom funcionamento do organismo.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) orientee reforça que o consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem. O Instituto ressalta também que esses alimentos têm o poder de inibir a chegada de substâncias cancerígenas às células e de consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não for possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a sua morte, interrompendo a multiplicação desordenada.
Ressaltamos também que alimentação com a prevenção do câncer de mama tem a ver com a manutenção do peso, pois o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular, a apoptose reduzida, a instabilidade genômica e, consequentemente, o surgimento da doença.
Sendo assim, uma alimentação variada e rica em alimentos in natura de origem vegetal tem grande potencial de te proteger contra o sobrepeso, obesidade e, claro, o câncer. E se for aliada a alguma prática de atividade física, os resultados tendem a ser ainda melhores!

Nutricionista – Gardênia Neves CRN9:26162
Fonte: Ministério da Saúde