Sobre

SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA (COVID-19)


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA (COVID-19)

A Secretaria Municipal de Saúde com o intuito de promover acolhimento psicológico à população durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e pensando nas pessoas impactadas emocionalmente pelo isolamento social, está disponibilizando à população o Plantão Psicológico às quarta-feiras com "Escuta Acolhedora", que vai oferecer apoio emocional às pessoas necessitadas.
O plantão psicológico é estendido aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus (covid-19). Além do apoio emocional está sendo oferecido aos profissionais de saúde o tratamento com a “Prática Integrativa Complementar, a Auriculoterapia.
A ideia da ação é minimizar os fatores de estresse e cuidar da saúde mental dos profissionais de saúde, peças fundamentais na difusão de informações e no acolhimento psicológico às pessoas da comunidade.
Este trabalho está sendo realizado pela psicóloga da saúde, Maria dos Anjos Martins que alerta:
“ É fundamental manter a saúde emocional em ordem, para que tenhamos consciência e sensibilidade para lidar com a situação de pandemia de maneira serena. Assim minha recomendação é investir tempo em outras coisas que não eram feitas usualmente", como leitura, cursos online, atividades manuais, atualizar a lista de filmes, estabelecer horários para o lazer e autocuidado, importante evitar o excesso de informações e atentar para fontes confiáveis. Essas ações por si só, já é um exercício mental que alivia o estresse". Finalizando: "Faça coisas que você gosta dentro das suas disponibilidades” “Crie estratégias para evitar situações que afetam sua saúde emocional”, procure ressignificar seus pensamentos negativos, se necessário procure ajuda profissional.

As pessoas interessadas em receber acolhimento psicológico ou obter outras informações a respeito do fluxo de atendimento, deve entrar em contato com os números: 3515 9001 (durante a semana), 3515 9089 (fins de semana e feriados) ou pelo celular (37)98831 0878 (whatsapp).