ENCERRAMENTO DA BARREIRA SANITÁRIA EM ARICANDUVA

ENCERRAMENTO DA BARREIRA SANITÁRIA EM ARICANDUVA

comunicamos a população que após avaliação do Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19, decidiu-se pela suspensão da Barreira Sanitária em Aricanduva, sendo assim, a partir de 31 de Agosto de 2020, a barreira instalada na principal entrada da cidade, na rodovia que liga os municípios de Capelinha e Aricanduva, não estará mais em operação.
A barreira sanitária foi implantada no município no mês de abril em caráter excepcional e temporário para fins de identificação, orientação e monitoramento de visitantes e viajantes com potenciais riscos de disseminação da COVID-19. A barreira nunca teve como princípio restringir a locomoção dos munícipes, vendedores, visitantes e/ou outras pessoas que chegavam ao município, um dos objetivos principais foi sensibiliza los quanto ao cumprimento das medidas sanitárias para prevenção e contenção da disseminação do novo coronavírus no município e região.
Ressalta-se que, de acordo com recomendação técnica do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 46/2020 05/06/2020 é a de NÃO implementação das barreiras sanitárias pelas autoridades locais e, que sejam priorizadas ações educativas com a população, orientando nas ações de prevenção e no controle da transmissão do vírus. Além disso, a estratégia reconhecidamente mais eficaz para mitigar o impacto da pandemia é o isolamento social.
Nesse sentido, avaliou-se que a barreira é um potencial canal de comunicação com a comunidade e seu funcionamento foi essencial em períodos mais críticos da pandemia.
Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde agradece aos demais Secretários (as) Municipais e a Polícia Militar do Destacamento de Aricanduva, pelo empenho e colaboração na realização da referida ação. Agradecimento especial a todos os servidores públicos que estiveram na linha de frente da barreira sanitária, atuando incansavelmente, para atenuar os danos da pandemia ao município de Aricanduva. Estendemos os agradecimentos também à comunidade Aricanduvana pela colaboração ao longo deste período.
E salientamos que a Pandemia ainda não passou, entretanto, não há motivos para relaxamento nas medidas de prevenção ao novo coronavírus, as ações de orientação, monitoramento e cumprimento das medidas sanitárias deverão continuar sendo preservadas. Convocamos a todos para que mantenham a HIGIENIZAÇÃO frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%, mantenha o DISTANCIAMENTO e ISOLAMENTO SOCIAL e uso CORRETO da MÁSCARA!

A Responsabilidade é todos nós, Faça sua parte!
Aricanduva, 31 de Agosto de 2020.