ATIVIDADE FÍSICA NA QUARENTENA

ATIVIDADE FÍSICA NA QUARENTENA

Os benefícios da atividade física são vários, tanto para o corpo como para a mente. A prática de exercícios físicos ajuda no controle de doenças crônicas como a diabetes e hipertensão; fortalece o sistema imunológico, o que contribui para um bom estado geral de saúde e, além disso, proporciona prazer e relaxamento, contribuindo para a saúde mental.
Em tempos de pandemia, muitas pessoas tem praticado atividade física como uma forma de relaxamento e promoção de bem estar geral, porém, alguns cuidados são necessários durante a sua realização. Fique atento às seguintes dicas:
- Faça exercícios em casa, porém, tenha cuidado. Se você não realizava atividade física antes, não faça exercícios pesados ou de muita intensidade, dê preferência para exercícios leves como alongamentos;
- Se for realizar atividade física fora de casa, como caminhada ou andar de bicicleta, o melhor é ir sozinho, caso vá com outra pessoa, mantenha um distanciamento seguro de 2 metros de distância e evite o contato. Além de utilizar máscara de proteção facial durante o exercício;
- Antes de sair de casa, lave bem as mãos com água e sabão;
- Ao finalizar a atividade física não pare para conversar, vá direto para casa e ao chegar tire o tênis imediatamente, coloque roupas e máscara para lavar e tome banho;
- A equipe do Nasf de Aricanduva, por meio dos profissionais Fisioterapeuta e Educador Físico publicam semanalmente vídeos com orientações sobre exercícios físicos que podem ser realizados em casa. Os vídeos são disponibilizados no facebook oficial da prefeitura e whatsapp. Fique de olho, toda semana são disponibilizados novos exercícios.
Não se esqueça, praticar atividade física durante a pandemia é importante, porém os cuidados descritos acima devem ser seguidos, para sua proteção e de sua família.
É possível praticar atividade física e se proteger do novo coronavírus. Seja consciente!
Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Aricanduva (Administração 2017/2020)