No dia 01 de agosto, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde e tutora Jacqueline Tolentino apresentou às Equipes de Saúde e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde; o Projeto “Saúde em Rede”.
O “Saúde em Rede” que será executado pelos municípios da macrorregião do Jequitinhonha até dezembro de 2020, é um projeto do Governo Estadual em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. O mesmo tem como principal objetivo aprimorar a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade, baseando-se no Modelo de Atenção às Condições Crônicas.
O referido projeto acontece por meio de etapa preparatória (planejamento e formação) e seis etapas operacionais (execução), com ciclos de workshops e oficinas tutoriais, etapa controle e cursos curtos. Os workshops são momentos de alinhamento teórico, que abordam os conceitos centrais do programa por meio de trabalhos com grupo, estudos dirigidos, leitura de textos de apoio, debate, entre outras ferramentas, será ministrado por um facilitador (profissional designado pelo Estado para este fim). As oficinas tutoriais serão momentos mais práticos, de apoio e reflexão junto com os profissionais a respeito do processo de trabalho na Unidade de Saúde, ajudando-os nas identificações de fragilidades do serviço e nas ações corretivas necessárias.
A participação do município de Aricanduva no programa é de suma importância, principalmente, para os usuários dos serviços de saúde, uma vez, que este contribuirá para a organização do processo de trabalho, alinhamento e integração da rede de atenção à saúde primária e especializada, propiciando assim, melhoria no acesso e maior resolutividade dos problemas de saúde local e regional.
ADM: 2017/2020