11ª Conferência Nacional de Assistência Social

Aricanduva foi representada na XI Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorreu em Brasília de 05 a 08 Dezembro de 2017. O Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Renato Ferreira Gandra, representou o Município na Conferência como delegado e levou as propostas sugeridas pela sociedade na Conferência Municipal de Assistência Social ocorrida no mês de Junho de 2017. Como delegado, os representantes tiveram direito a Voz e voto, defendendo assim os interesses propostos a nível municipal. As conferências nacionais acontecem a cada dois anos e são a culminância da conferência de nível municipal e estadual. Este ano a conferência teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O momento foi importantíssimo para se discutir e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Trazendo a oportunidade de dialogar sobre propostas feitas em todo o Brasil sobre a manutenção do SUAS. A 11° Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada em uma parceria entre o ministério do desenvolvimento social (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O evento tem como objetivo reafirmar o papel da assistência social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade. Neste ano foram diversas propostas aprovadas dentro de quatro eixos: Eixo 01: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. Eixo 02: gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS. Eixo 03: acesso as seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços benefícios e transferências de renda como garantia de direitos socioassistencias. Eixo 04: a legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e co-responsabilidade dos entes federativos para garantia de direitos socioassistenciais.  O município foi contemplado por várias propostas, as quais serão divulgadas aqui assim que o Conselho Nacional divulgar resolução final da Conferência.

Renato F. Gandra – Assistente Social da SMAS

THIS IS AN OPTIONAL SUBTITLE